domingo, 18 de janeiro de 2015

ENCONTROS COM DEUS



Tantas coisas me vêm à mente, um brainstorming avassalador para tentar explicar, citar casos, descrever ou interpretar encontros de homens comuns com Deus, em Sua Teofania ou Cristofania.
Mas não somente o encontro casual e vazio, mas as transformações, ações ou mudanças que estes encontros provocaram.
Tentando organizar alguns, de tantos, aqui vão alguns deles:
1.      Jacó e Deus.

Gen 32: 22 Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque.
23 Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia,
24 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.
25 Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.
26 Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
27 Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.
28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
29 Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.
30 Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.


Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus".
Já ouvi muitos pregadores dizendo na TV, rádio ou ao vivo que "... o nome Jacó quer dizer enganador, mentiroso, trapaceiro" .... Fico chocado porque isto é um engano ensinado, que leva as pessoas ao erro e a perder bênçãos relacionadas a este nome e a este homem.
Nenhum filho ou servo do Altíssimo necessita de advogado, porque o próprio Deus advoga por eles. Por isto este estudo não “defenderá” Jacó, mas ministrará a todos os que lêem a visão bíblica sobre o nome, a honra e o caráter dele.
Deus de Abraão, Isaac, e Jacó! Por que tantas vezes o próprio Eterno e seus profetas continuavam chamando Yaakov de Yaakov e não de Israel? Porque Yaakov é um nome bastante honrado. E como apesar disto, quem inventou que o nome Jacó quer dizer mentiroso e trapaceiro. "Deus de Abraão, Isaque e de um mentiroso e trapaceiro?" Deus é Deus de mentirosos e trapaceiros? O meu não é.
Não existe o som de JOTA no hebraico. O nome real de Jacó é Yaakov, que em hebraico significa suplantador.
Calcar, pisar: Suplantar a grama, as folhas.  Prostrar aos pés o vencido; derrubar: Suplantar o adversário. Levar vantagem a, ser superior a; exceder, sobrelevar, vencer:
Jacó suplantou Esaú e o anjo.
O Nome Yaakov, deriva, em hebraico da palavra “calcanhar”.
Ao contrário de seus pais, Yaakov antes de nascer, já lutava com seu irmão, que representava uma nação que não serviria ao Eterno. E lutava para conquistar uma posição que só seria consumada com luta, esforço e fé. O plano de Deus para ele envolvia um nascimento assim, para que seu caráter refletisse o Eterno, e para que seu povo refletisse o Seu caráter.
Os profetas revelam o Eterno como o Senhor dos Exércitos. Aquele que vence, derruba e destrói seus inimigos. O ETERNO SUPLANTA SEUS INIMIGOS.
Podemos entender que o nome Jacó significa: AQUELE QUE LUTA E VENCE.
Que coisa, heim? Jacó não significa mentiroso, enganador, trapaceiro... Não! Significa AQUELE QUE LUTA E VENCE!
Talvez a maioria dos cristãos jamais foram ensinados corretamente sobre o nome de Jacó. Antes, ouviram que Deus mudou a sorte de um trapaceiro mentiroso para aquele que luta com Deus. E isto é um erro e, antes de mais nada, um desrespeito com o próprio SENHOR e a Sua Palavra. Pela falta de entendimento se perece.
Pois o homem Jacó, além de pai físico para todo Israel, é pai espiritual para todos os que temem ao Eterno.
Em Oséias aprendemos que Jacó chorou, e lhe pediu mercê. Jacó não era fisicamente agressivo, mas tinha um caráter forte e resoluto. Ele estava disposto a obter a bênção de Deus para si, e usou todas as suas forças para esse fim, mesmo agarrando o Anjo de Deus, depois de ferido na coxa e não o largando enquanto isso não lhe fosse concedido.
Deus o recompensou mudando seu nome para Israel (príncipe que peleja com Deus). Ambos os nomes são usados para a nação que dele descendeu:
Jacó é o nome para a posteridade de Abraão, Isaque e Jacó;
Israel para o aspecto espiritual da nação, por exemplo, "O Senhor enviou uma palavra contra Jacó, e ela caiu em Israel" (Isaías 9:8).

Segundo os profetas, Israel (não Jacó), será restaurado, convertido a Cristo, após a grande tribulação que virá, recebendo então sua maior exaltação e glória no mundo. Esta luta de Jacó é simbólica do relacionamento da nação com Deus
Essa história de Jacó é a história de todos nós.
Vivendo de forma irresponsável ou inconsequente, vacilante e mesmo talvez, quem sabe, até “temente” a Deus, mas na verdade profundamente ignorante de Sua Pessoa e Seu poder, ESSE somos nós. Lutando com Deus, andando com nossos próprios pés, acreditando que somos donos de nós mesmos e de nosso futuro ou destino.
Quando, de repente, temos um encontro com Deus. Lutamos contra Ele.
E nós, que achávamos donos de nossos próprios passos, somos tocados por Deus, machucados ou feridos a ponto de não poder caminhar direito mais.
O nervo ciático ou nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do pé. Não se anda sem este nervo. Temos que controlar a caminhada se o nervo estiver inflamado. E conforme a dor, ficamos imóveis.
Jacó teve que mudar o seu passo. Sua maneira de viver e ver o mundo.
Repito, ESTE somos nós.
Não espere que Deus o fira, e te corrija o caminhar, faça isso sem lutar com Deus, se entregue!
Daí, suas futuras gerações terão você como bom exemplo de correção e conduta.

2.      Gideão e Deus.
Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
 “Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "
"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".

Gideão não era só covarde, ele era realista. Enquanto olhamos para nós mesmos e nos achamos incapazes de fazer um grande feito, vencer um grande desafio ou algo parecido, temos sempre a realidade a qual o espelho nos mostra.
Você se vê fraco, sim, tudo bem, pode ser até realidade, mas é Deus quem te fortalece, Ele te permite se olhar com outros olhos, sem arrogância, mas simplesmente uma nova realidade.
Nós continuamos a desconfiar de nós mesmos e de nossa aparente força. Mas é Deus quem nos aprimora e fortalece, preparando-nos para o que vier.
Primeiro vamos afirmar que Gideão viu Deus...

Juízes 6:21
Com a ponta do cajado que estava em sua mão, o Anjo do Senhor tocou a carne e os pães sem fermento. Fogo subiu da rocha, consumindo a carne e os pães. E o Anjo do Senhor desapareceu.

Vocês conhecem algum anjo manco ou aleijado que precise ser amparado por um pedaço de madeira ou um cajado?
Cajado é instrumento de um pastor.
Logo, aquele que afirma que “O Senhor é O meu Pastor e nada me faltara”, aquele que crê que Jesus É O BOM Pastor (como Ele mesmo afirma em João cap.10), também crê que este ANJO que aparece para Gideão seja o próprio Cristo.
Voltemos ao personagem Gideão, antes de estar com Deus, como era a sua certeza com relação a sua personalidade:

Juízes Cap.6:15 - "Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".

E depois da vitória que Deus o conduziu sobre os Midianitas, olha no que Gideão se torna.
Os israelitas disseram a Gideão, "Reine sobre nós! você, seu filho e seu neto, pois você nos libertou das mãos de Midiã".

Nada como ter um encontro com Deus para acrescentar coragem e total dependência dEle. Lute, enfrente, mas se humilhe perante a Deus, reconheça que você não conseguirá sem Ele, e você será surpreendido.

3.      Maria Madalena.
Como uma pecadora, uma prostituta, uma mulher cheia de demônios, completamente serva desses espíritos do mal, enganadores, que ostentam os prazeres da carne, incitam ao pecado e ao afastamento das coisas de Deus, promovem o consumo louco de bens materiais, a luxúria, a carne e não o Espírito.
Afinal, vejam o que Gálatas diz...

Gálatas 5:16-17
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
E mais...
Gálatas 5:19-22
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações (rivalidades), iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, deleite, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (domínio próprio).

Olhe o que a Bíblia diz sobre ela:
Sete demônios saíram dela (Lucas 8:1-2)

1 Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,
2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

Mas então, aquela que outrora fora pecadora ao extremo, após o encontro transformador com Jesus, sua nova conduta, seu esforço em seguir ao Mestre, seu dia a dia caminhando ao lado daqueles que davam bom testemunho, cooperando com a Boa Obra, sendo ferramenta e auxiliadora dessa obra, davam outra característica, digo mais, uma nova identidade a Maria Madalena. É aquilo que Jesus disse a Nicodemos, “nascer de novo”, nova criatura ser!
E esta mulher, agora convertida a Cristo... E isso é importante dizer, “não se converter a religião alguma, à religiosidade, mas se converter aos ideais de Cristo Jesus”. Esta mulher seria a primeira a testemunhar a ressurreição de Cristo.
Marcos cap. 16
9 Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.
10 E, partindo ela, foi anunciá-lo àqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, se achavam tristes e choravam.

Imaginem o que é você ser o primeiro a ver a terra nova através de uma luneta, dentro da cesta da gávea de uma caravela.
Imagine você descobrir um novo planeta ainda não descoberto.
Imagine você descobrir mais uma planta ainda não catalogada.
Ou, quem sabe, um animal raro nunca fotografado ou filmado vivo.
Como seria se você encontrasse uma criança viva, aterrada num terremoto, enquanto todos davam como morta?
Pois bem, imaginem Maria Madalena vendo e testemunhando Jesus vivo, após a sua morte!
Reparem no privilégio de ter essa visão, concedida por Deus.
A última pessoa provável, se pensássemos na história pregressa de Madalena, a mais improvável das pessoas, a mais indigna delas não poderia ter a bela visão de Cristo vivo ressuscitado.
Se você ainda não teve um encontro com Jesus, não ligue para o que você é agora, mas sim no que você se transformará através desse encontro verdadeiro e nas visões privilegiadas que Deus vai te dar!


4.       Nicodemos.
Nicodemos foi um fariseu, membro do Sinédrio, mestre da Lei, ou seja, o homem era “O cara” em se tratando de Bíblia (AT) na época.
Confrontar um homem desses, contra-argumentar, debater e questionar um personagem desses deveria ser um grande desafio. Mas para Jesus, não!

João 3:1-12
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes,
se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?

É como se hoje, entre nós, chegasse um homem, idoso, pós graduado, PhD, ateu convicto... e qualquer um de vocês o explicasse sobre o evangelho transformador de Jesus Cristo e ele saísse sem entender nada.
Mas o grande “barato” não é simplesmente entender Cristo, é DESEJAR entender Cristo.
De que adianta arregalar os olhos se a alma está cega?
Querer entender Cristo é, primeiro, desejar Cristo.
Não adianta você dizer que sabe de cosmologia, ateísmo ou gnosticismo, filosofias, espiritismo kardecista, iluminismo, ufologia, nada disso serve se você não conhece a Cristo. Mas aí você precisa desejar encontrar a Cristo. E uma vez encontrando Jesus, verdadeiramente ele te dará saberes!
Ele mesmo diz em 
João 6:37 - Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
E a bíblia em Jeremias 29: 13 - Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Busque o encontro com Jesus, ele não te lançará fora!  A transformação virá.

E por fim,
5.      Paulo.
Esse sim é um testemunho de transformação absoluta através de Cristo.
Nenhum dos personagens anteriores eram perseguidores ou assassinos de Cristãos. Paulo era!
Só pra se ter a ideia, Paulo foi um dos responsáveis, senão o maior, pela morte de Estevão, considerado o primeiro mártir na Bíblia.
Veremos em 
Atos cap.07 –
57 Então eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele  
58 e, lançando-o fora da cidade o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um mancebo chamado Saulo.  
59 Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.  
60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte.

No cap 8, temos  a continuidade disso:

 1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária.  
2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele.  
3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão.  


Esse era Saulo, antes de ser chamado Paulo.
Não bastava ser cheio de intelecto, letrado, cheio de conceitos e pré-conceitos. Paulo era intelectual, não bastava ser cheio de experiências e testemunha das bênçãos de Jesus.
Paulo tinha dupla nacionalidade.
Sobre a nacionalidade de Paulo existem abundantes escritos que descrevem sua biografia. Para responder a pergunta vamos utilizar o Novo Testamento que em muitas passagens fala desta sua dupla nacionalidade (se assim se pode dizer).
Uma passagem muito interessante que fala da vida de Paulo, encontramos na Carta de São Paulo aos Filipenses, na qual contesta a atuação e a perseguição dos Judaizantes que acusavam veemente.
A filiação Judaica de Paulo: Pais Judeus, foi circunciso ao oitavo dia, estudou a Lei ...

Filipenses 3.2-7
“2 Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão.
3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.
4 Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu:
5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu;
6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.
7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo;”

A filiação Romana de Paulo: Cidadania Romana comprada.
Seus pais eram ricos comerciantes em Tarso na Cicília da Pisídia, e adquiriu o título de cidadão Romano. Paulo se valeu deste título em varias situações. Recordamos uma que aparece em

Atos dos Apóstolos 22: 25-30
“25 Quando o haviam atado com as correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um cidadão romano, sem ser ele condenado?
26 Ouvindo isto, foi o centurião ter com o comandante e o avisou, dizendo: Vê o que estás para fazer, pois este homem é romano.
27 Vindo o comandante, perguntou-lhe: Dize-me: és tu romano?
Respondeu ele: Sim sou.
28 Tornou o comandante: Eu por grande soma de dinheiro adquiri este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento.

Seu pai era comerciante e comprou o título, passando assim o direito para os seus filhos.

29 Imediatamente, pois se apartaram dele aqueles que o iam interrogar; e até o comandante, tendo sabido que Paulo era romano, atemorizou-se porque o havia ligado.
30 No dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que ele era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões, e mandou que se reunissem os principais sacerdotes e todo o sinédrio; e, trazendo Paulo, apresentou-o diante deles”.


Os dois textos do Novo Testamento, nos indicam claramente as duas nacionalidades de Paulo, Cidadão Romano, adquirido o título por seu Pai, e judeu vindo de sua filiação.
Imagine a influência desse homem, quanto ele era influente.
Era fariseu, doutor da Lei.

Você é “filhinho de papai”?
Você fala inglês e espanhol, alemão ou mandarim?
Já viajou para dois ou mais países?
Você é culto, intelectual ou dono de si mesmo e de sua verdade?
Você acha realmente que não há verdade absoluta? Caso não, nem esta afirmativa pode ser uma verdade absoluta, correto?
O Saulo havia em mim!
Eu era exatamente como Saulo, antes de sua conversão, com a diferença que eu não arrastava os cristãos pela rua.
Eu achava que sabia de tudo, que já tinha visto de tudo e que o Evangelho era infantil, simples demais e pra pessoas fracas de intelecto.
Quebrei a cara!
Mas chegou um dia em que Saulo foi resetado.
Saulo teve um “ENCONTRÃO” com Jesus!
A cabeça de Saulo estava tão cheia de informações, um HD tão carregado de aplicativos, que foi preciso inicializá-lo.
Os olhos de Saulo já tinham lido e visto tanta coisa que foi preciso cegá-lo, numa forma de reset, e ver coisas novas para ter novos conceitos. Apagar a velha imagem e vislumbrar o novo. Arrancar as escamas dos olhos para rever seus argumentos. Ver a Luz e O Caminho, para apontar um novo caminho aos cegos.
Vejam que coisa linda:

Atos – Capítulo 9
1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
7 Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
8 Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.
9 Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando
12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
17 Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.
19 E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos.
20 E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.


Conclusão:
Há tantos outros grandes e maravilhosos encontros de homens com Deus, com Jesus... Mas hoje o encontro é com o Espírito Santo.
Você sabe como?
Dobrando o seu joelho e falando diretamente com Ele.
Jesus nos deixou O consolador, o Paracleto, advogado, e é Ele, O espírito Santo, que convence o homem, que mostra a ele a justiça, o pecado e o juízo.
Deus está disponível para cada um de nós, cada um de vocês, basta falar com ele.
Deus está doido para ter um Encontrão com você!
Você pode se encontrar com Jesus:
A. aceitando-O como Senhor de sua vida
B. tendo uma vida de oração e leitura da Bíblia diariamente
C. se preparando para a volta de Jesus, quando Ele virá com toda a Sua Glória se encontrar com a igreja.

Alexandre Monsores
Jan.2015