quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A CURA DO VENENO DO PECADO – a cruz de Cristo




Números 21 : 05-09
E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

A bíblia trata o pecado como uma enfermidade.
O povo falou contra Moisés, legislador, líder, profeta... e como se não bastasse, falou contra Deus!
Hoje, não havendo mais sacerdotes sobre nós (a não ser o ÚNICO SUMO-SACERDOTE, que é CRISTO JESUS), temos uma relação direta com O PAI, em nome de Jesus, através do Espírito Santo de Deus.
E, por causa disso, ficamos mais à vontade de (hoje) falar mal contra certos líderes, legisladores e até “profetas”.
Mas nos tempos de Números, isso era repreendido e até condenável. Falar mal contra Deus era, e é proibido. Tratado ali como pecado e no NT , tais pessoas como os maldizentes, as quais não herdarão o reino dos Céus.
O povo perdeu novamente a fé.
Seria a promessa de uma terra que mana leite e mel falhado?
Foi alguma mentira ou tal promessa seria um sonho intangível?
Ou quem sabe deus havia mudado de ideia e seus planos?
Depois de o povo falar contra Moisés e contra Deus, o Senhor, Soberano, achou por bem (ou mal), punir o seu povo, enviando serpentes venenosas para morde-los. Consequentemente muitos morreram!
Penso.
Deus faria isso? Sim! Afinal isso mostra o outro lado de deus? Não!
Deus não é bipolar. Não significa que O Senhor/Eterno, tem momentos de mansidão e bom humor, e logo após momentos de frieza, ira ou mesmo ter acordado com o pé esquerdo.
Ele habita na eternidade, na ausência de tempo, nele não há transição ou mudança de tempo ou humor. A ira e o amor, a luz e as trevas, o bem e o mal, tudo contido no Eterno Deus!
Satanás já tinha anunciado isso em Gênesis 3:5 (seu domínio/conhecimento sobre o bem e o mal), sem contar com Isaías 45:07 – que diz:

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal;
eu, o Senhor, faço todas estas coisas.

DEUS É Soberano!
Tudo foi nEle, para Ele e por Ele.
Deus É completo e nada falta nEle!
E com isso, O senhor resolveu punir (castigar) o seu povo desobediente e maldizente.
A bíblia diz que “muito” do seu povo morreu (v.6)
Imaginem mulheres, crianças, homens, pais, filhos... muitos!
Imaginem o trabalho para o sepultamento, a dor, o odor, o sofrimento.
Com o tempo passando, há sempre um momento de reflexão em meio a esta dor. Afinal, eles conheciam o Deus de Israel, afinal, não valeria à pena prosseguir com tal murmúrio. Deus estava, enfim, pesando a sua mão!
Eles vieram até Moisés, pedindo para que Deus tirasse deles as serpentes. Muito bem. Moisés orou ao Senhor.
Percebam uma coisa: Voluntariamente procuraram Moisés. Eles reconheceram seus erros e não somente sabiam que tinham errado. Mas qual foi o erro? (v.7)
Eles foram honestos, finalmente.
A prioridade é perceber seu erro, e logo após, assumir perante Deus. Lá foi com Moisés, hoje é com o Espírito Santo.
Assuma e seja honesto com Deus!
Moisés orou – e Deus lhes deu o escape (v.8) – construir uma serpente de bronze.
E mais, todo aquele que mordido olhar para esta serpente, viverá.
Durante a confecção daquela “obra de arte”, a serpente sendo construída, alguns (se não muitos) morreram. Pois o efeito era para que, após levantar a serpente no madeiro, olhando, seria curado. Ou seja, ela teria que estar pronta para o seu efeito funcionar.
A mesma coisa foi para Jesus. Não era necessário apenas ver Jesus nascer, crescer, estudar, viver e amadurecer, mas PRINCIPALMENTE, ver (pela fé) Jesus ser levantado no madeiro. Aí sim! Não creia apenas no “menino Jesus” no colo de Maria, sua vida (misteriosa), no Jesus histórico, nada disso adianta se você não crê na sua morte na Cruz, por você, e sua ressurreição dos mortos.
Crendo também viveremos, mas com a vida eterna, livres do veneno do pecado.
Vamos a João 3:14

E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto,
assim importa que o Filho do Homem seja levantado, (...)

Aqui o Mestre revela/relembra o ocorrido com o povo no deserto.
Compreendendo o significado daquele evento. Que é: Todo aquele que crer em Jesus, percebendo e reconhecendo-O como o salvador, o Seu Sacrifício de cruz. Todo aquele que “envenenado” pelo pecado (de falar mal de Deus/Jeová Eterno/Jesus/Espírito santo), reconhecer este erro, confessar a Deus e olhar para Cristo, este será salvo. Pronto!

1. A serpente em si era símbolo do pecado - Jesus se fez pecado por nós.

2. A serpente foi levantada em um madeiro - Jesus também.

3. Israel foi curada por olhar a serpente de bronze - Nós somos curados ao olhar para Cristo.

4. Como os israelitas que olhavam para a serpente continuavam a viver, então aqueles que verdadeiramente olharem para Cristo, pela fé, viverão eternamente.

5. Deus não providenciou outro remédio para os israelitas naquela oportunidade - Cristo é o Único "remédio" para a nossa alma enferma. Nada de copos, fitas, sabonetes, rosas, águas, lenços, "santos", etc.

6. Como os israelitas tiveram que ter fé na serpente de bronze como um remédio para seus pecados, o homem então deve ter fé em Cristo para remover, pelo seu sangue, nossos pecados.

7. Como o poder de Deus era a força invisível no remédio da serpente de bronze, então assim é a salvação em Cristo.

Toda escritura é revelada e comprometida com esse evento. Tudo deve culminar e levar ao ponto principal: A morte de Cristo – na cruz do calvário – morreu por nossos venenos (pecados) – morreu por nosso veneno da alma.
Terminaremos com João 3:14 e 15.

14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Alexandre Monsores – Nov/2015