quinta-feira, 12 de maio de 2016

A VIDA NÃO CONSISTE EM POSSESSÕES TERRENAS




E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.


O que é uma Parábola:
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral.

Herdade = Fazenda, propriedade Rural.


Bem... Não há nada contra alguém ter o desejo e o direito de ter suas propriedades.
Seja um bom carro, uma casa confortável, um brinquedo, um bom cargo numa empresa... Mas deixemos uma coisa já clara: Isto não é sinal de FELICIDADE!
Existe um hormônio que é liberado pelo prazer em fazer compras: é a ENDORFINA.
E assim como uma droga injetada na sua corrente sanguínea, a endorfina passa a ser em maior dose a cada compra que você faz, e vira um círculo vicioso: compra – dá prazer – faz bem – vicia – então compra mais – mais prazer – faz melhor ainda –compra ainda mais e mais, etc.

As pessoas acabam tendo vício.
Então, sejamos equilibrados em tudo.
O caso deste personagem fictício desta parábola, criado por Jesus Cristo para ensinar sobre a possessão de bens acima das necessidades celestiais; é um pouco diferente. Afinal ele era um trabalhador. Ele semeou, ele plantou, ele colheu frutos de sua fazenda. Nada mais justo comemorar e ter prazer no resultado de seu árduo trabalho.
Uma herdade – já vimos que se tratava de uma quinta ou propriedade rural – necessariamente precisa de alguns funcionários para trabalhar. Mas não significa que ele contava com eles para conversar, desabafar ou trocar dois dedos de prosa no final de um dia de trabalho. (veremos isso adiante).

Nesta parábola, Jesus nos ensina sobre vários assuntos. Vamos a eles:
  1. O homem era rico. Se ele era rico, ele acumulou fortuna trabalhando, sendo técnico, sendo paciente no plantar (afinal, um agricultor precisa ser paciente), certamente ele aprendeu como acabar com as pragas, aprendeu como semear nas diferentes épocas do ano, no inverno, verão... Um proprietário de uma fazenda tem animais para puxar o arado, para carregar as carroças de carga, empregados, precisa ter irrigação, e claro ele deveria ter construído canais para irrigar toda a sua propriedade. Não se trata de um preguiçoso ou ignorante no sentido de não saber trabalhar. Se ele era rico, logo, ele trabalhou para chegar lá!
  2. Ele era prepotente, e não percebeu um erro de projeto. Se você deseja comprar 5 carros, é preciso ter uma garagem para guardá-los. Se você deseja ter 30 ternos, haja closet para acumulá-los. Se você deseja 200 pares de sapatos, necessário é que você tenha um cômodo só para os teus sapatos. Se você deseja ter 15 esposas... brincadeirinha!!!
Como este empresário da parábola de Jesus pode cometer o equívoco de plantar uma safra abundante sem pensar, primeiro, em ter seus armazéns ampliados? Ou seja, a arrogância nos cega e podemos errar numa das etapas importantes da nossa vida.
O desejo cego de ter as coisas pode fazer com que passe batido a relação com as pessoas, com os amigos, com os filhos, com a esposa...
O versículo 17 diz bem: Arrazoava entre si. Falava consigo mesmo! Não tenho onde estocar os meus frutos.
O individualista é assim. MEU FRUTO, e não o “NOSSO” fruto! Um líder de uma empresa chama os seus funcionários e diz a ele quão grande foi o resultado da empresa, o lucro é nosso, o trabalho foi nosso. E não “MEU”!!!
A "minha" igreja não é minha. Deus levantou esta igreja para vocês. É a nossa casa!
Os frutos que esta igreja tiver, será devido ao trabalho de todos vocês. Inspirados pelo Espírito Santo. Para a Glória de Deus!
Mais um sinal de sua arrogância está no vers. 18. Ele diz “farei isso”... farei assim... O sujeito não se consulta, não chama um técnico, não chama um especialista, ELE DECIDE TUDO SOZINHO.
Do nada o cara, compra algo sem avisar aos demais, ele não se orienta com o técnico ou empregado mais experiente, ele não chama o grupo para debater os problemas e possíveis resultados, ele cria uma saída sem pedir opinião a ninguém. Ele SE ACHA “O CARA”.

18. Derrubarei os MEUS celeiros e edificarei outros maiores, e recolherei todas as MINHAS novidades e os MEUS bens.

Não importa o custo, quanto vai gastar, o tempo, ou quanto esforço tenha... ELE QUER MAIS!!!

19. E direi a MINHA ALMA... Dá pena desse cidadão. Ele não tem ninguém para conversar. Solitário... RICO E SÓ! Talvez a necessidade de ter bens terrenos era para suprir a ausência de alguém do lado.

Um homem que aparentemente é bem sucedido, mas que ninguém deseja estar ao lado dele!
Este homem projeta pro futuro, ele insiste em dizer pra si mesmo, como se já houvesse construído seus enormes armazéns, que seus depósitos estarão cheios a ponto de seu alimento durar anos. E, com isso, dar descanso e folga.
Ele confia em si mesmo. Ele não conta com diversidades pelo caminho que podem, de repente, frustrar os seus planos. Ele já está contando que vai encher seus armazéns.
O jogo já está ganho!

.... MAS O MELHOR VEM AGORA.

Deus é tão Misericordioso, que Jesus ainda afirma que DEUS disse a este homem.
Deus deseja que todos sejam salvos, deseja que tenhamos tesouros no céu, deseja nos advertir pra isso mesmo que doa. Deus nos ama a tal ponto, que insiste em nos educar a não criar vínculos com posses terrenas nesta terra. Aos homens que se prendem às coisas visíveis e se esquecem das invisíveis.
Jesus afirma que (na parábola) DEUS DISSE a este homem...

SIM!!! Deus fala com arrogantes, Ele fala com irresponsáveis, mesmo que seja na última hora para advertir.

Algo que assusta é o fato de “QUEM PEDIRÁ A TUA ALMA?” – Não É ELE, DEUS! Quem vocês acham que pedirá a alma, objeto que salva ou condena, deste homem?

Se O Próprio Deus diz que pedirão... É porque não será ELE!!!

A você que se agarra às coisas da terra e negligencia as de Deus, aqui vai a advertência. O Inferno te aguarda!
E digo mais, tudo aquilo que você gerou de nada será e de ninguém será. Vai apodrecer juntamente com seus armazéns. Vão ruir, são de vidro, plástico, ferro.

Pra finalizar...

Versículo 21 : Assim é aquele que PARA SI ajunta tesouros e não é rico com Deus.

A bíblia nos diz – Mateus 06:21 - Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.

REPITO -  Não deixe de fazer um bom concurso público, não deixe de buscar um bom emprego, não deixe de procurar bons amigos e relacionamentos, não deixe de buscar sustento para ter conforto em sua casa e qualidade de vida... 

MAS QUE TUDO ISSO NÃO SUBSTITUA A CONSTRUÇÃO DE VALORES ESPIRITUAIS.

ARMAZENAR TESOURO NO CÉU É FAZER O BEM, CRER EM CRISTO DA FORMA COMO ELE SE APRESENTA NA BÍBLIA, CRER NO ESPÍRITO SANTO COMO DEUS ABSOLUTO E PERFEITO.
ARMAZENAR TESOURO NO CÉU É SER NOVA CRIATURA.

DIGA-ME PRA QUÊ ARMAZENAR TESOURO (JUNTAR TESOURO) NO CÉU SE EU NÃO VOU PRA LÁ?

O prazer maior não está na compra de coisas visíveis, até mesmo porque a Graça (que é de graça) não se compra. Mas o maior prazer está na Lei do Senhor:

Salmo 119:174 diz - Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer.

Gálatas 5: 22 diz - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo (PRAZER), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.


Agora eu te faço uma pergunta:

Que tesouros você juntou que te afastaram das coisas do céu?

Você juntava o amor ao próximo, juntava a fé, juntava a longanimidade, juntava louvores em adoração, juntava missão e evangelismo, juntava comunhão, juntava temor a Deus... Juntava o seu suor e seus planos na obra de Deus. 
Você agregava pessoas para se renderem aos pés do Senhor!

MAS ENTÃO COMEÇOU A JUNTAR decepção, rancor, começou a se unir com a solidão, com a desesperança de que as coisas não vão dar certo, começou a juntar ansiedade e pânico, começou a juntar desânimo e parou de andar, para de construir, parou de viver fazendo tudo aquilo que fazia.

Constrói torres e castelos, armazena vento, se aposentou, pediu as contas depois de tanto trabalho e agora?

Você trabalha pra quem?

Esse é um chamado pra você que deseja voltar a trabalhar, afirmar que o trabalho não é só teu, é meu, é nosso e de toda a igreja.

Todo o fruto gerado é do Espírito e os armazéns estão no céu.

Pois é no céu que está o teu tesouro.

Pr. Alexandre Monsores – maio 2016.